Periodontia

A segunda doença bucal mais comum em qualquer idade hoje é a gengivite e a periodontite, uma inflamação causada pelo acúmulo de bactérias na superfície dental. Estas doenças são uma das principais causas de perda óssea e dentária.

As mesmas são causadas pela falta de uma higienização bucal adequada, podendo ser evitadas com a escovação e o uso de fio dental diariamente.

Elas acometem todas as pessoas hoje, desde crianças, adultos e até idosos, principalmente com as novas rotinas em Home Office, onde o novo normal são pessoas trabalhando o tempo todo, saindo da rotina diária de alimentação e principalmente higienização bucal, levando a cavidade para um estágio de doença gengival e periodontal.

A gengivite causa uma irritação gengival, com sangramento, dor e mal hálito. Um erro muito comum entre os pacientes nesta fase é deixar de escovar os dentes, mas é justamente ao contrário que se deve fazer. Se estiver sangrando a gengiva é porque algo está errado, tem bactérias inflamando a gengiva, e, por isso, deve-se escovar e usar o fio dental ainda mais.

A periodontite é quando estas mesmas bactérias já atingiram o periodonto, que é a sustentação dos dentes no osso. Ou seja, a periodontite é uma evolução da gengivite que pode levar à uma grande infecção e até mesmo a perca dos dentes. Os dentes permanentes vão amolecendo à medida em que a perca óssea aumenta, chegando a cair. Isso pode acontecer mesmo sem cárie em dentes íntegros, mas que pela falta de técnica adequada perdem os dentes.

Mas uma vez a DTM pode agravar e acelerar este processo de perda óssea e dental, pois se a estrutura que sustenta o dente no osso não está saudável e a pessoa tem hábitos parafuncionais, a força mastigatória vai traumatizando os dentes e injuriando a sustentação. Dessa maneira, é certo que a perca dental será muito mais rápida, com danos irreversíveis, levando à reabsorção óssea. Pois, se não existe osso, não existe dente e nem condições para implante.

Para evitar a perca dentária é necessário tratar a gengivite e a periodontia ainda no início, portanto, fique atento aos sinais:

  •         Inchaço da gengiva;
  •         Vermelhidão;      
  •         Sangramento;
  •         Mau hálito;
  •         Alteração do encaixe dos dentes na mordida e principalmente se tem DTM associada;
  •         Mobilidade Dental;

Vale destacar, também, que a gengivite e a periodontite não só alteram a saúde bucal, como também interferem na autoestima com o sangramento, o mal hálito e a queda dos dentes, alterando a forma da mastigação, a fala e até mesmo a fisionomia da pessoa.

O tratamento deve ser feito com um PERIODONTISTA, a higienização com técnica adequada e muita dedicação do paciente devem-se manter-se em dia. Na Armonì utilizamos também a tecnologia e a inovação para estabilizar e preservar a doença periodontal.


Av. Cauaxi, 293 Alphaville Industrial Barueri / SP
Conjunto 1516

Profissional Técnico Responsável | Dra. Sheila Marley Lobo Cataldo CROSP 72347

(11) 4326-9481​

Av. Cauaxi, 293 Alphaville Industrial Barueri / SP​

Profissional Técnico Responsável | Dra. Sheila Marley Lobo Cataldo CROSP 72347

© Armonì Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PRINCE PUBLICIDADE

© Armonì Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PRINCE PUBLICIDADE

Agende sua avaliação!